Por: Walther Grube
Detalhe:
Escutando o som, o “click” na verdade se mostrou ser um “estrondo”, nada de mais, é possível cortá-lo fora da mesma maneira. Basta dar um zoom nele selecionando com o mouse uma área pequena em torno dele e usando a opção “zoom para a seleção” (zoom to selection) do menu “visualizar” (view). O estalo agora aparece expandido e fica fácil selecionar só a parte que interessa remover. DEL nele!
Nesse ponto a gravação se tornou mais uniforme, não tem variações bruscas e é possível aumentar o volume ou “normalizar” o som. Basta selecionar tudo (CTRL-A) e usar o efeito (menu effect-normalize). Neste “efeito” você tem duas opções: “remove ant offset DC” que deverá ser ativado, e “normalize maximum aplitude to” que eu coloco em -3dB para evitar o que se chama de “clipping” (corte de picos de amplitude“. Aplicado o “efeito” obtém-se:
Para eliminar os ruídos de baixa freqüência utilizo um plug-in (tem que ser instalado) de equalizador de múltiplas bandas. No caso dessa gravação vou eliminar inicialmente ruídos abaixo de 420Hz que é a faixa aonde se encontra o ruído de vento. Note que eu crio uma “curva” com os controles. Isso é para suavizar o filtro evitando distorções. Ao aplicar a equalização o nível do som baixa bastante. Tem que escutar o som para ver se não se perdeu alguma coisa. Nesse ponto exportei o som para mp3 para você poder escutar o resultado até agora. (Suruí_03-05-2009_RBESSA (7)1.mp3). Já ficou bastante bom, mas há ruídos ainda. Para seguir aplica-se novamente o “normalize” -3dB.
Crio um novo espectrograma para identificar novamente ruídos que estão entre 22,5s e 29s. Esse trecho está realmente complicado, os ruído se sobrepõe ao som, mas vamos lá… Para reduzir os ruídos nesse trecho seleciono o trecho e aplico uma nova equalização na faixa abaixo de 1 kHz. Ficou bom… Normalizando e criando mais um espectrograma…
Agora vou eliminar ruídos eletrônicos. Todo equipamento eletrônicos introduz um chiado de alta freqüência que pode ser eliminado com o filtro “noise removal”. Ele é excelente para isso. Usando o espectrograma verifico que tem ruídos isolados em torno dos 34s. O chiado aparece como uma névoa espalhada pelo espectro. Para aplicar o “noise removal” primeiro você seleciona uma faixa do som onde está o ruído a ser eliminado e escuta esse trecho para conferir se é só ruído mesmo (apesar do espectrograma garantir isso). Selecione o “noise removal” e clique no botão “get noise profile”, selecione tudo (CTRL-A) e aplique “noise removal” novamente, só que agora selecione o botão OK e o chiado será eliminado.
Por fim é só “normalizar” o som novamente e exportar e criar o espectrograma final
Nesse exemplo, não filtrei todos os ruídos, ainda sobrou muita coisa a tirar, mas já dá para ter uma idéia de como eu faço esses malabarismos auditivos…
Ainda acha que é mais fácil você mesmo fazer isso? he he he
Eu me divirto fazendo essas coisas. Eu fui técnico de som de uma banda de Rock por bastante tempo e gosto de lidar com esse tipo de coisas. Filtrar gravações de aves é até divertido, e muitas vêzes um desafio, quando o ruído está na mesma faixa de freqüência do som…
Eu uso Linux e minha versão do Audacity é em inglês, pode ser que você tenha dificuldades em entender alguns dos passos, qualquer coisa é só perguntar!